• Amanda F. Jardim Pedroti

Quer Cuidar Mais do seu Corpo?

Atualizado: 10 de set. de 2021


Olá pessoal,


Tenho certeza que você já ouviu milhões de vezes os médicos, nutricionistas, endocrinologistas, cardiologistas e muitos istas, que é muito importante para a sua saúde fazer exercícios físicos.


Pensando naquelas pessoas que não curtem academia, que não querem pagar 1 ano de plano, que moram longe de uma academia legal e que também não curtem a academia do prédio foi que criei as aulas do DESPERTAR DO CORPO CONSCIENTE (DCC).


Pensei nesse nome porque antes de mais nada sou fisioterapeuta, e o que mais se recebe em consultório fisioterapêutico são pessoas que sofreram alguma lesão durante o esporte ou atividade física.


Antes de se aventurar num exercício físico é importante conhecer o seu corpo e também os seus limites para que você não criar um problema na vida ao invés de uma solução para sua saúde.


É preciso DESPERTAR as posturas corretas e ter melhor CONSCIÊNCIA do exercício na hora da execução. Assim sendo, fica mais fácil você exercitar qualquer movimento corporal prevenindo o seu corpo de futuro problemas físicos.


Desta forma, as aulas são compostas de turmas reduzidas exatamente para poder cuidar com bastante atenção do corpo consciente de cada aluno, e ainda se algum aluno já tiver uma patologia instalada ou crônica, orientá-lo da melhor forma possível.


Os sete pilares que sustentam uma boa saúde do corpo físico são:


1) Consciência Corporal - colocaria como primeiro item, pois é o mais importante para se obter um bom desempenho durante as atividades físicas e a prevenção de lesões. Uma pessoa que conhece o seu corpo sabe executar um excelente exercício como também manter uma adequada postura durante as atividades de vida diária.



2) Exercícios aeróbicos - nos oferece um aumento da circulação sanguínea, dos batimentos cardíacos e do metabolismo, assim nos proporcionando uma melhor disposição física, queima de calorias, diminuição do colesterol e aumento do condicionamento físico.



3) Exercícios de alongamento - o corpo precisa de uma flexibilidade adequada para melhorar as posturas corporais e evitar os encurtamentos que nos trazem também a dor muscular. Um bom alongamento também ajuda a ganhar mais força muscular durante os exercícios de fortalecimento e a prevenir lesões corporais.



4) Exercícios de fortalecimento - extremamente importantes para a manutenção da postura e prevenção de doenças articulares e crônicas. Além disso, eles nos ajudam a emagrecer, queimando a massa gorda e ganhando mais a massa magra.

5) Exercícios de mobilidade articular - é explorar todos os movimentos de cada articulação para que se tenha um corpo mais móvel, relaxado e fluído. Quando você movimenta dinamicamente uma articulação você está nutrindo e lubrificando os músculos, tendões e ligamentos.



6) Exercícios de Equilíbrio e Propriocepção - esses dois andam de mãos dadas e nos ajudam a orientar o nosso corpo e a manter o equilíbrio em situações que devemos estar mais atentos, como num tropeço, superfícies irregulares, mudança brusca de movimento com o corpo. Eles são os nossos "alarmes corporais" que nos salvam de graves lesões.




7) Relaxamento - o corpo necessita relaxar, soltar as tensões para que o oxigênio seja melhor distribuído pelos músculos através da dilatação das artérias. Relaxar o corpo é equilibrar e manter as funções vitais de todo o organismo.




Utilizando os sete pilares de uma boa saúde física é que as aulas do despertar do corpo consciente (DCC) são elaboradas e executadas.

Além disso, não é só a atividade física que mantém uma boa saúde física, mas também a observação da sua postura e hábitos corporais no seu dia a dia. Portanto, a cada semana uma parte do corpo é enfatizada no final da aula para que seja observada/analisada no dia a dia, não só em sua funcionalidade como também na simbologia do aspecto emocional, afinal corpo emente andam juntos e um interfere no outro com certeza.




Cuide de seu corpo e de sua saúde com mais prazer. Venha para o Despertar do Corpo Consciente.(DCC).


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