Fisioterapia

A fisioterapia é uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Ela estuda, diagnostica fisioterapeuticamente, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
O fisioterapeuta é capacitado a diagnosticar disfunções, avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), emitir prognóstico, elaborar projetos de intervenção e decidir pela alta fisioterapêutica.
Além da reabilitação, a atenção fisioterapêutica também propicia o desenvolvimento de ações preventivas, ou seja, antes da doença atingir o horizonte clínico e exibir sinais e sintomas.
Num processo de reabilitação multiprofissional a fisioterapia visa a reinserção bio-psico-social do paciente. O fisioterapeuta tem por objetivo restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente.
Tipos de tratamentos Fisioterapêuticos:
Fisioterapia em ortopedia: fraturas, dores crônicas de origem osteo-musculares, etc.
Fisioterapia na Saúde da Mulher: ginecologia (incontinência urinária, dor pélvica, etc), obstetrícia (pré-parto e pós-parto) e mastologia (retiradas de tumores).
Fisioterapia Holística e Preventiva: tratamento preventivo e de bem estar para corpo e mente.